Programa de Gerenciamento Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS )

Necessidade das Instituições de Saúde atender às Norma e Resoluções Técnicas dos Resíduos gerados de seus serviços e para a saúde do trabalhador. Adoção de ferramenta técnica estratégica para a sustentabilidade de seus negócios.

É Um instrumento operacional que oriente na implantação e gerenciamento de um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional, tudo em conformidade com as normas e resoluções técnicas obrigatórias

Conceitua-se como resíduos de serviços de saúde aqueles gerados nas farmácias, clínicas veterinárias, laboratórios, postos de saúde, hospitais e clínicas médicas, entre outros.

A NBR – 10.004 – Classificação de resíduos sólidos enquadra os RSS – Resíduos de Serviços de Saúde de uma forma geral em resíduos classe I – perigosos, tendo em vista que suas propriedades infecto-contagiosas representam risco à saúde pública e ao meio ambiente, e em função de que se enquadram em um dos critérios que a mesma estabelece para caracterizar periculosidade, que é a patogenicidade.

A ABNT, por meio das Normas NBR-12.807 – Resíduos de serviços de saúde – Terminologia; NBR – 12.808 – Resíduos de serviços de saúde – Classificação; e NBR – 12.809 – Manuseio de resíduos de serviços de saúde – Procedimento, normatizou providências relativas a esses resíduos.

Atendimento às legislações: Resolução CNEN nº. 6/73 (Rejeito radioativo); Acondicionamento, coleta e transporte: NBR – 9.190 – Classificação; NBR – 9.191 – Especificação; NBR – 9.195 – Determinação da resistência à queda livre – Método de ensaio; NBR – 13.055 – Determinação de resistência à queda livre – Método de ensaio; e a NBR – 13.506 – Filmes plásticos para sacos para acondicionamento de lixo – Verificação de transparência – Método de ensaio.

Nas fontes geradoras, o transporte interno dos RSS pode ser feito com a utilização de carrinhos, conforme prevê a NBR – 12.810, com o encaminhamento dos resíduos para abrigos internos localizados nas imediações das fontes geradoras ou para abrigos externos, onde ficam aguardando a coleta externa.

De acordo com a Resolução nº 005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, o tratamento e a destinação final dos RSS devem ser realizados pelos processos de esterilização a vapor ou por incineração, sendo vedada a sua disposição in natura.

Ecomapa - Seu ambiente em harmonia
Para saber mais sobre nossos serviços, clique aqui.
Ecomapa   -   Serviços  -   Clientes   -   Galeria de Fotos   -   Blog Ecomapa   -   Orçamento   -   Contato

Endereço: QS 07 lote 01 bloco Q sala 104 ITEC-UCB, DF
E-mail: contato@ecomapa.com.br
Telefones: (61) 8438-2749 / 9627-2488 / 9138-0434

Desenvolvido Por Tecnoig